Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

Nesta quinta (27), como parte das atividades do Mês do Meio Ambiente 2013, ocorrerá, no auditório da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a apresentação do Projeto Barragens: Planos de Controle Ambiental para as Barragens da Mata Sul e Agreste de Pernambuco. O seminário será conduzido pelo diretor técnico do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Ivan Dornelas, e é fruto da parceria entre o Itep e a CPRH que tem como proposta levar ao conhecimento da população como as ações de interesse público, no caso, a construção de barragens, impactam no meio ambiente. 
Na ocasião, serão abordados os Planos de Controle Ambiental (PCAs) das barragens que estão sendo licenciadas e/ou construídas na Zona da Mata Sul e Agreste de Pernambuco. A apresentação fará um resgate histórico da problemática que remete à construção das barragens, passando pelos esforços mútuos de diferentes instituições em viabilizar estes empreendimentos até a dinâmica de desenvolvimento dos PCAs, bem como as metodologias a serem aplicadas e as expectativas em torno deste grande projeto.
O Plano de Controle Ambiental é um instrumento de avaliação, acompanhamento sistemático e adoção de medidas de mitigação aplicados a impactos ambientais nas fases de planejamento, implantação e operação de empreendimentos. O principal objetivo é promover a gestão conciliatória entre a implantação de grandes projetos de infraestrutura fazendo com que eles sejam socialmente inclusivos, ecologicamente sustentáveis e atendam todos os aspectos jurídico-normativos vigentes.
A Unidade Gestora de Projetos Barragens da Mata Sul (UGP) do Itep é responsável por gerenciar, monitorar, controlar e executar os estudos e projetos de cinco novas barragens na Mata Sul que integram o sistema de contenção de enchentes dos Rios Una e Sirinhaém, implantado pelo Governo do Estado. As barragens são: Serro Azul, no Rio Una, em Palmares; Igarapeba, no Rio Pirangi, em São Benedito do Sul; e Barra de Guabiraba, no Rio Sirinhaém, no município de Barra de Guabiraba. Esta tarefa coube ao Itep por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), que implantará duas outras barragens: Gatos e Panelas II, na bacia hidrográfica do Rio Una.
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL / CPRH

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.