NASA DIVULGA IMAGENS DE PLANETA RECÉM-DESCOBERTO

De cor rosa, o exoplaneta GJ 504b (aqueles que pertencem a outro sistema planetário e orbitam uma estrela que não seja o Sol) tem uma temperatura de cerca 237 graus Celsius (°C) e tem massa quatro vezes maior que a de a massa de Júpiter.

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Nasa, agência espacial norte-americana, divulgou imagens do planeta GJ 504b, recém-descoberto por astrônomos. De cor rosa, o exoplaneta (aqueles que pertencem a outro sistema planetário e orbitam uma estrela que não seja o Sol) tem uma temperatura de cerca 237 graus Celsius (°C) e tem massa quatro vezes maior que a de a massa de Júpiter.

Segundo a Nasa, o planeta orbita a estrela GJ, do tipo G0 504, que é um pouco mais quente do que o Sol e é pouco visível a olho nu na constelação de Virgem. A estrela está a 57 anos-luz de distância (1 ano-luz equivale, aproximadamente, a 10 trilhões de quilômetros) e a equipe de pesquisadores estima que o planeta tem cerca de 160 milhões de anos, informação baseada em métodos que ligam a cor da estrela e o período de rotação.

A coloração rosada, de acordo com a Nasa, ocorre porque sistemas estelares jovens podem não ter tido tempo suficiente para perder a maior parte do calor de sua formação, o que aumenta seu brilho infravermelho.

A pesquisa é parte das Explorações Estratégicas de Exoplanetas e Discos com Subaru (Seeds, na sigla em inglês), um projeto para a visualização direta de planetas extrassolares e discos protoplanetários em torno de diversas centenas de estrelas próximas, usando o Telescópio Subaru no Mauna Kea, no Havaí. O projeto de cinco anos começou em 2009 e é liderado por Motohide Tamura no Observatório Astronômico Nacional do Japão (Naoj).

De acordo com Michael McElwain, membro da equipe da descoberta da Nasa do Goddard Space Flight Center, "estudar esses sistemas é um pouco como ver o nosso próprio sistema planetário em sua juventude".
Edição: Fábio Massalli
mas andes
O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams. As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do blog Joãozinho Andrade. Obrigado por ler: NASA DIVULGA IMAGENS DE PLANETA RECÉM-DESCOBERTO.

Postagens Relacionadas

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog Joãozinho Andrade.

anúcio