Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

29/04/2014



A conta de luz para o consumidor residencial de Pernambuco vai ficar 17,5% mais cara a partir desta terça-feira (29). O reajuste foi definido nesta segunda-feira (28) durante audiência pública realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) havia pedido autorização para aumentar em 18,13% a conta. Com o novo valor, o consumidor residencial passará a pagar R$ 350,58 para cada quilowatt/hora consumido. Esse valor é semelhante ao pago em 2009 e menor que o pago em 2012.

Para os consumidores empresariais e industriais, chamados de cativos, terão reajustes de 17,69% (com consumo abaixo de 2,3 quilovolts) e 17,86% (de 2,3 até 230 quilovolts), respectivamente. De acordo com a Aneel, foram considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da Celpe, ao valor da transmissão dessa energia nova e aos encargos setoriais.

A agência também justifica que o cálculo é feito de acordo com uma fórmula prevista no contrato de concessão e que, no caso da Celpe, o principal fator que influenciou o reajuste foi o aumento na quantidade de energia nova contratada pela concessionária. A compra e o transporte da energia nova representam 11% do índice de reajuste tarifário, que foi de 15,99% e que se somou a 1,77% referentes a componentes financeiros relativos ao processo tarifário de 2013.

Ao todo, Pernambuco conta com 3,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 185 municípios.

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine