Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

20/04/2014
Neste Domingo (20/04) às 18hs os caretas se reunirão na Rua Fabilino Pereira, por trás do cemitério Velho, no centro da cidade, onde acontecerá o tradicional Judas.


















A tradicional festa que os Caretas promovem, reúne cultura, folclore e brincadeira popular. Há séculos, essa forma espontânea de animar a Semana Santa no Nordeste, permanece acesa em quase todas as cidades do interior. Na Capital do Gesso (Trindade-PE), ela ainda se mantém muito viva mesmo com as mudanças de hábitos e costumes de nossa sociedade patrocinada pela própria evolução do tempo, que trouxe consigo a internet, o vídeo game, celulares de última geração e muitas outras coisinhas, fruto da contemporaneidade e do crescimento tecnológico. 

Assim sendo, ainda é comum se ver pessoas fantasiadas em diversos bairros a exemplo da Vila Saraiva, Vila São Pedro, Vila São Sebastião e diversos cantos da cidade, saindo pelas ruas e sítios do município, pedindo o desjejum. As crianças, os adolescentes, adultos, homens e mulheres fazem sua festa. Os fantasiados anônimos mais tradicionais andam a pé, em carroças ou a cavalos.

Com mascaras e fantasias tipicamente artesanais, improvisadas, feitas de materiais diversificados; os homens disfarçados a caráter usam máscaras, chicotes, chocalhos e pinturas para dificultar o reconhecimento num firme propósito de arrecada as esmolas nas suas andanças, ou seja, de buscar mesmo que cheguem ao cansaço físico e o calor por estarem expostos ao sol quente e rachante do nosso torrão, estas esmolas são para enriquecer a confraternização do Judas. Uma brincadeira que nos remete as histórias Sagradas citadas na Bíblia. 

Nos dias de "pedição" é aceito de todo tipo de esmolas, os Caretas recebem de tudo, desde milho verde, galinha, rapadura, frutas, legumes, dinheiro, corte de tecidos, roupas, sapatos e demais presentes típicos do nosso povo nordestino. Porém o mais importante mesmo é que a tradição nunca deixe de existir, pois é uma marca popular de brincar da nossa cultura. Da cultura de Trindade, da Região do Araripe, do Sertão e do Nordeste.

Foto e Texto: Joãozinho Andrade

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine