Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

Araripina é um município que sempre figurou entre os mais importantes do interior do estado. Hoje, em seu aniversário de 86 anos de emancipação política, não custa nada lembrar um pouco mais do seu valor e representatividade. A cidade tem o quinto maior PIB do Sertão de Pernambuco, e é a maior cidade do Pólo Gesseiro no estado.

O município de Araripina constituía um distrito de Ouricuri e tinha a denominação de São Gonçalo. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 08 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. A Lei Estadual nº 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito de Ouricuri. Em 1922, o Bispo de Pesqueira, Dom José Lopes criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que até 1933 ficou sob a responsabilidade do Vigário de Ouricuri. Em 1928 teve sua emancipação. 

Depois que se desmembrou de Ouricuri, Araripina não parou de crescer. Seu potencial econômico, com grandes indústrias, é visto como uma mola que impulsiona seu desenvolvimento constante. O principal vetor econômico do município (e da Microrregião do Araripe), é a exploração e comercialização de calcário e principalmente de gipsita, a matéria-prima do gesso, minério do qual a região do Araripe é responsável por 95% da produção brasileira e por cerca de 20% das reservas nacionais.

Terra de gente acolhedora, do melhor São João do Sertão, do Bode do Araripe, de tantas culturas e tradições. Araripina de tantas conquistas e valores, de grandes cidadãos e políticos de forte representatividade para o estado. Araripina, a terra que Pernambuco se orgulha em ter como filha. 

Sobre Carlos Henrique Souza

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine