Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

Faltando menos de duas semanas para a eleição, disputa por vaga no Senado está empatada. A eleição para a única vaga do Senado que será disputada nesta eleição em Pernambuco será decidida na reta final. Hoje o quadro é de empate técnico entre os principais concorrentes, o ex-prefeito do Recife e candidato do PT, João Paulo, e o ex-ministro e candidato do PSB Fernando Bezerra Coelho.

Segundo a nova pesquisa Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Diário de Pernambuco, tanto João Paulo quanto Fernando Bezerra têm hoje 33% das intenções de votos na pesquisa estimulada.

Os resultados, que estão sujeitos a uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, foram apurados a partir de sondagem realizada nos dias 18 e 19 de setembro, entrevistando uma amostra de duas mil pessoas.

Comparando os números aos da primeira pesquisa, Fernando Bezerra cresceu ao pular de 25% para 33% das intenções de votos. João Paulo oscilou positivamente de 30% para 33% porque, aplicando a margem de erro das duas pesquisas, ele continua com o mesmo universo de simpatizantes. A primeira pesquisa Ipespe foi a campo entre os dias 9 e 11 de setembro.

A situação atual indica que resta conquistar os votos dos indecisos até o próximo dia 5 de outubro, quando se realizará o pleito, ou ainda tentar reverter intenções de voto em brancos e nulos. Os eleitores que ainda não sabem ou que não responderam ao questionários somam 21%; e os que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 12% na estimulada. “São dados interessantes porque percentualmente eles são significativos. Se o quadro permanecer assim, farão a diferença, assim como a capacidade de cada candidato de não perder eleitores. 

Caso não consiga tirar a diferença na abstenção, indecisos, brancos e nulos, o candidato que perder eleitor no dia 5 de outubro vai se dar mal”, diz o analista de pesquisa do Diários Associados e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Adriano Cerqueira. 

Na pesquisa estimulada, o eleitor recebe um cartão com o nome dos candidatos. Nela, aparecem ainda Simone Fontana (PSTU) com 1% e Albanise Pires (PSol), com 1%. Oxis, do PCB, não pontuou. Na pesquisa espontânea, em que ele lembra sozinho e de cabeça as opções, Fernando Bezerra Coelho aparece 21% das intenções para 17% de João Paulo. Ou seja, também há um empate técnico, mostrando que o nível de conhecimento das duas candidaturas é semelhante. Outros candidatos listados espontaneamente somaram juntos 1%.

Considerando-se os votos válidos - em que se exclui nulos, brancos e indecisos - o quadro permanece intacto, uma vez que cada um tem 49% das intenções de votos. Nos válidos, Simone Fontana e Albanise mantêm o 1%. 

Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 18 e 19 de setembro para a realização desta pesquisa Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Diário de Pernambuco. A amostra do universo pesquisado representa fielmente o eleitorado do estado de Pernambuco, de acordo com mesorregiões, cotas de sexo, idade de localidade das pessoas. 

Um total de 59 municípios fizeram parte da pesquisa, a segunda realizada pelo instituto este ano. A margem de erro dos resultados é de 2,2 pontos percentuais, podendo ser para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,45%. Pode ser que alguns percentuais não somem 100% em virtude de arredondamentos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo nº PE-00027/2014 e sob o protocolo nº BR-00734/2014.

Sobre Carlos Henrique Souza

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine