Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo (26) com 51,4% dos votos. O candidato tucano, Aécio Neves, ficou com 48,52%, na disputa mais acirrada para a presidência no país.


A polarização entre PT e PSDB nas eleições presidenciais é uma constante há 20 anos. Derrotado, nas duas primeiras disputas (em 1994 e em 1998), o Partido dos Trabalhadores reverteu o quadro e manteve no poder por 12 anos.

Em 2002, a disputa no segundo turno foi entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB), que resultou na primeira vitória do petista, com 61,27% dos votos (que representa quase 53 milhões de eleitores, dando a Lula o posto de segundo presidente mais votado do mundo) , contra 38,72% do tucano. Quatro anos depois, em 2006, o ex-presidente tentou a reeleição, desta vez contra Geraldo Alckmin, e venceu mais uma vez, com uma diferença um pouco menor: 60,82% contra 39,17% dos votos.

Nas eleições de 2010, Serra voltou ao páreo, mas desta vez disputou contra Dilma Rousseff. Ela entrou para a história como a primeira mulher a presidir o Brasil, mas a vitória foi um pouco mais apertada que as de Lula: 55,75% contra 43,71%.

Histórico
Por incrível que pareça, PT e PSDB já foram aliados. A resistência à ditadura, as Diretas Já, a Assembleia Nacional Constituinte e o impeachment de Collor foram pontos de concordância entre os dois partidos no passado. A disputa começou a partir do lançamento do plano Real, em 1994. O presidente eleito foi Fernando Henrique Cardoso, ainda no primeiro turno, com 55,22%. Lula disputava pela segunda vez a presidência, e teve 39,97%.

Em 1998, houve mais um embate FHC versus Lula. O tucano se reelegeu com 53,06% (também no primeiro turno). O petista ficou com 31,71%. Essa foi a última vitória do PSDB na presidência do Brasil.

Fonte: DP

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine