Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

Seu Carlos (Carlos Alberto José da Silva)
Trindade-PE



Caminhos da Reportagem percorre os municípios que compõem o polo gesseiro pernambucano e que, juntos, abastecem 95% de todo o mercado nacional.

A Chapada do Araripe, no sertão pernambucano, é conhecida por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo. Também ali, a 600 quilômetros de Recife, fica uma das maiores reservas de Gipsita do planeta. A Gipsita é a base do gesso, material muito usado na construção civil e na área da saúde. O polo gesseiro da região está entre as mais importantes fontes de riqueza natural do Brasil.

Apesar de movimentar a economia brasileira, o polo enfrenta sérios problemas ambientais, fiscais e trabalhistas. O pó de gesso em suspensão e os gases tóxicos lançados no ar põem em risco a saúde dos funcionários e dos moradores das cinco cidades.

A polêmica em torno do polo gesseiro de Pernambuco não impede a população local de se sustentar com o trabalho no gesso. Maria do Socorro de Souza, 26 anos, diariamente descarrega placas de gesso com até 11 quilos, cada. É o caso também de Josimar de Lima, 41 anos, que passou uma vida se dedicando a sua pequena fábrica, de onde tira o sustento dos 10 filhos.





Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine