Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

Os fiéis do Sertão pernambucano se preparam para uma das mais tradicionais demonstrações de fé da região, a Romaria das Fraternidades, no município de Santa Cruz. As celebrações começam no dia 23 de julho e seguem até o dia 26 do mesmo mês. O evento está em sua 31ª edição e deve atrair mais de 15 mil pessoas.
 
Entre as comunidades convidadas, estão confirmadas as paróquias de Petrolina e Salgueiro, também no Sertão do estado. A Romaria integra outras celebrações como uma feira de agricultura familiar, a 2ª Festa de Santiago Apóstolo e as comemorações dos 90 anos da Paróquia de Santa Cruz. O Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco (NEPS) e distribuirá sementes e mudas aos romeiros no último dia, o domingo (26).

As festividades começam na quinta-feira (23) com a Feira Regional da Agricultura Familiar, próximo ao Santuário da Venerada Santa Cruz, encontro de exposição de alimentos orgânicos produzidos por associações rurais da cidade. Na sexta-feira (24), às 8 h, começa a carreata e a “motocada” dando início à Romaria. Ainda no dia 24 acontecem um desfile no portal da cidade, às 9 h, apresentações culturais no espaço da feira, às 11 h, e, por fim, a Festa de Santiago Apóstolo, na Casa da Criança, às 19 h.

No sábado (25) as atividades começam às 6 h com repicar de sinos, o Ofício da Imaculada e a Santa Missa. No período da tarde, às 17h30, os fiéis sairão do Santuário para o portal da cidade. No período da noite os fiéis vão preparar as lanternas, às 19 h, para o lucernário, um ofício celebrado à luz de velas, seguida por uma peregrinação conduzindo a imagem de Nossa Senhora Aparecida em direção ao Cruzeiro da Serra de Frei Damião. No local ainda acontecem shows musicais com grupos católicos.

As celebrações do domingo (26) também iniciam cedo, às 5h. Serão realizados o Ofício de Nossa Senhora do Carmo e bênçãos. Às 7h será feito o café da manhã coletivo. Um pouco mais tarde, às 10h, será celebrada a missa festiva de encerramento com a bênção e despedida dos romeiros. Participam da cerimônia os bispos da Diocese de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias e Dom Paulo Cardoso da Silva.


Do G1 Petrolina

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine