Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6


Segurança do Trabalho

A segurança do trabalho é um conjunto de medidas que buscam minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e visam à proteção da integridade e capacidade de trabalho do funcionário. Por essa razão, em empresas diversas é necessária uma relação de regras que estipulam quais equipamentos e procedimentos devem ser adotados para proteger a vida do trabalhador.

Segundo alguns especialistas de Segurança do Trabalho, o Brasil é pouco evoluído em termos de segurança em relação a outros países. “Na construção civil, por exemplo, vemos constantemente andaimes com tábuas soltas, funcionários atuando com chinelos e falta de equipamentos de proteção individual (EPI), como uniformes, cintos de segurança, óculos, máscaras e luvas”, entre outros.

O grande problema é a falta de conscientização dos trabalhadores e da sociedade. Não basta o Técnico Segurança do Trabalho analisar os riscos e transmiti-los ao responsável que supervisionará a obra. “Os funcionários precisam entender que a segurança depende de sua própria conduta, enquanto os técnicos atuam como auxiliadores na orientação da segurança”. Condições seguras de trabalho é obrigação e direito de todos, desde trabalhadores em cargos mais baixos aos de gerência, além da sociedade.

Por mais que uma empresa invista na aquisição dos chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), se os funcionários não estiverem dispostos a mudarem seus hábitos no dia a dia de trabalho, cedo ou tarde alguém sairá machucado. Obviamente que aparelhar os colaboradores é indispensável para dar segurança durante o exercício das atividades laborais, mas as pessoas também precisam contribuir efetivamente para o bem individual e da própria equipe.

Diferente do que muitos pensam, as consequências de um acidente no trabalho são bem piores do que imaginamos, e elas tem um impacto fulminante em praticamente todos os setores: familiar, fraternal, empresarial, social e econômico. Infelizmente, a maioria das empresas e trabalhadores só notam esses aspectos quando algum acidente ocorre.

É óbvio que uma morte ou simples ferimento é algo horrível para a vítima e as pessoas ao redor.
Mas temos que ser realistas: empresas e indústrias existem para produzir e lucrar.
Uma empresa não vai fechar ou parar momentaneamente por conta de algum acidente.

Por isso, um profissional da área de Segurança do Trabalho não deve se atentar somente para a questão da saúde, mas também da economia. Para conscientizar um setor industrial e empresarial, precisamos estudar e mostrar os impactos econômicos que acidentes no trabalho podem ocasionar.

Além de baixar o rendimento de profissionais que estão sujeitos a péssimas condições de trabalho, um acidente pode desmotivar, estressar e deixar receoso os outros profissionais. E hoje em dia, existem multas e fiscalizações por parte do Governo para com as empresas.

Portanto, além da parte óbvia de saúde, os acidentes de trabalho tem impactos negativos em relação ao financeiro.
Segurança do trabalho não se refere somente a evitar acidentes, mas também zela pelas condições econômicas, administrativas e de gestão de qualquer indústria ou empresa.

Empregados que se sentem confortáveis, que são conscientes, que sabem que estão protegidos e bem treinados irão trabalhar muito mais, muito melhor e de uma forma bem mais produtiva.



Erquison Barboza

Técnico em Segurança do Trabalho
erquison@hotmail.com
tel.: (87) 9 9115-0340
9 9904-4557

Sobre Erquison Barboza

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine