Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6


14/11/2017


A produção de energia elétrica a partir da manipueira pode ser uma fonte alternativa no momento em que se procura novas fontes para atender à população da cidade e do campo. A ideia foi apresentada por dois alunos de uma escola da rede estadual de ensino de Araripina, no Sertão de Pernambuco, durante a 23º Ciência Jovem, Feira Internacional de Ciências, que terminou sábado (11.11), no Paço Alfândega, no Recife.

Orientados pelo professor Antonio Sousa, o trabalho dos estudantes Arão Silva e Patrício Sousa, da Escola de Referência de Ensino Médio Padre Luiz Gonzaga, em Araripina, estavam entre as mais de 300 experiências presentes na feira, que reuniu trabalhos do Brasil e do exterior. O evento no Recife durou 3 dias.

A manipueira é o líquido resultado da mandioca prensada, durante o processo de fabricação da farinha. Através do processamento da biodigestão do produto, os estudantes conseguiram obter uma pequena quantidade de gás metano, que foi utilizado para abastecer um sistema de energia termelétrica e gerar eletricidade. “A gente utiliza o gás metano para aquecer uma caldeira, que vai produzir vapor para abastecer uma turbina e consequentemente gerando energia elétrica”, explica o estudante Antônio Sousa.

Por. Martinho Filho

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine