Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

26/04/2018
Gráfico oficial - 2018.

Leishmaniose visceral - também conhecida por seu nome indiano calazar (kala-azar) - é uma doença não contagiosa causada, entre outros, por três espécies de protozoários pertencentes ao gênero Leishmania, clínica e biologicamente distintas e com diferentes distribuições geográficas: Leishmania donovani, Leishmania chagasi e Leishmania infantum. Tais protozoários pertencem, juntamente com os agentes etiológicos das leishmanioses cutânea e muco-cutânea, da doença de Chagas e da doença do sono, à família Trypanosomatidae.


Sua transmissão se dá através de picada de flebotomíneos - também conhecidos como mosquitos-palha, com destaque para a fêmea da espécie Lutzomyia longipalpis. A doença afeta, além do homem, um número considerável de mamíferos, com destaque para os cães, gatos e mesmo ratos. Em zonas urbanas os cães são o principal reservatório da doença. Em zonas rurais os bovinos e equinos desempenham tal papel.


Em Trindade os dados foram repassados pela Coordenadoria de vigilância em saúde, em resposta ao ofício 014/17  da Associação Espaço Livre, que solicitava relatórios de casos de leishmaniose  visceral durante o ano de 2017.

O quadro contendo a distribuição de número de casos de notificação, entre os anos de 2012 a 2017, foram apresentados no dia 19 de Fevereiro de 2018, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde.

Gráfico oficial - 2018.
O relatório aponta os casos suspeitos, onde em 2012 foi registrado 1 caso, em 2013 - 2 casos, 2014 - 4 casos, 2015 - 7 casos, 2016 - 6 casos e 2017 - 8 casos.

O gráfico descreve uma série histórica dos últimos cinco anos, com o número total de casos notificados de leishmaniose visceral humana, residentes de Trindade, ainda segundo a nota no ano de 2017, obteve oito casos suspeitos notificados, destes, quatro foram confirmados, três casos descartados e um caso inconclusivo.

Por: João Andrade.

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine