Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

16/05/2018


Nos dias 10 e 11 de Maio de 2018 a Patrulha Ambiental foi convidada a participar, na Escola Técnica Estadual – ETE Pedro Muniz Falcão (Araripina – PE) do Seminário “CONSTRUINDO A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PERNAMBUCO – PEAPE” e formação das Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental – CIEAs.



A iniciativa de convidar a ONG partiu da Sra. Serliete Schneider – Engenheira Agrônoma de Extensão Rural do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco).


O Seminário foi ministrado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMAS) composta pela Gerente de Educação Ambiental, Agenda 21 e Presidente da CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Estado de Pernambuco) a Sra. Genilse Maria Candido, pela Coordenadora de Educação Ambiental a Sra. Maria de Fátima Oliveira, pela Educadora Ambiental e Secretária da CIEA Mary Nadja Menezes e o Analista Ambiental Ivógenes Silva Alves.


A participar desse Seminário foram convidados todos os Municípios do Sertão do Araripe: Ouricuri, Santa Filomena, Santa Cruz, Trindade, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia no total de dez municípios, além do Município sede.
O encontro teve como seu principal objetivo:
Consolidar parcerias e apoios;
Construir diagnóstico da Educação Ambiental em Pernambuco; 
Utilizar mídias sociais, como elemento de ampliação e fortalecimento da participação da sociedade; 
Articular os atores sociais, a partir de amplo processo de divulgação (ofícios, telefones, visitas e mídias sociais);
Contribuir com a formação continuada em Educação Ambiental;
Discutir as referências legais contextualizadas para Educação Ambiental;
Realizar seminários e oficinas, na criação de espaço dialógico, participativo e construtivo, para definição dos elementos contextualizados da política;
Consolidar minuta de Política de Educação Ambiental e enviar para tramites jurídicos e publicação;
Consolidar e publicar diagnóstico da Educação Ambiental em Pernambuco.


A educação ambiental é o resultado de uma reorientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas que facilitam a percepção integrada do meio ambiente, tornando possível uma ação mais racional e capaz de responder às necessidades sociais;


Segundo a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA – Lei nº 9.795/99) e o Decreto que a regulamenta (Decreto nº 4.281/2002) reger-se-á as seguintes providências: 


A educação ambiental deve dirigir-se a todos os grupos de idade e categorias profissionais:
Ao público em geral, não-especializado, composto por jovens e adultos cujos comportamentos cotidianos têm uma influência decisiva na preservação e melhoria do meio ambiente;
Aos grupos sociais específicos cujas atividades profissionais incidem sobre a qualidade desse meio;
Aos técnicos e cientistas cujas pesquisas e práticas especializadas constituirão a base de conhecimentos sobre os quais se devem sustentar uma educação, uma formação e uma gestão eficaz, relativa ao ambiente.


Visita ao viveiro da Patrulha Ambiental



Após o término dos trabalhos a equipe do SEMAS solicitou uma visita até o viveiro e sede da Patrulha Ambiental Itinerante, onde foram doadas mudas de espécies nativas, exóticas e frutíferas, sendo fornecidas diversas sementes para levarem e semearem na capital pernambucana.




Fonte: SEMAS
Fotos: Patrulha Ambiental
Fotos: Equipe SEMAS

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine