Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

05/07/2018


A licença ambiental é o documento responsável por assegurar que a Casa de Mel está apta a se instalar no local escolhido e operar suas atividades

Unidade SEBRAE Sertão do Araripe / Foto: reprodução

No último dia 02 de Julho de 2018 os associados da Casa de Mel da Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Riacho Fundo, localizada em Araripina – PE, deram mais um grande passo para legalização do seu produto junto ao mercado formal: conseguiram a emissão da sua Licença Ambiental de Operação do estabelecimento.

Comemorar essa conquista é muito importante para todos nós que acompanhamos a luta diária do pequeno produtor rural de nossa região. Aqueles que já conseguiram esse documento sabem que não é fácil. Alguns podem até pensar: É apenas um papel! Mas esse documento tem muito significado no mercado, principalmente, para alcançar a licença para comercialização dos produto no Estado, no Brasil e no Mundo.

A licença ambiental é o documento responsável por assegurar que a Casa de Mel está apta a se instalar no local escolhido e operar suas atividades. É um instrumento de gestão pública que ajuda a garantir que as boas práticas de gestão ambiental sejam disseminadas, evitando danos ao meio ambiente e a população, e ainda desperdício de recursos naturais.

Enfim, esse documento é um dos requisitos exigidos pelo poder público para garantir que a organização opere de acordo com a lei, sendo também uma das etapas para obter o Serviço de Inspeção Estadual ou Federal, os famosos S.I.E e S.I.F.

A jornada dos apicultores de Riacho Fundo iniciou o ano passado com a criação do Projeto NECTAR do ARARIPE (parceria que nasceu com o objetivo de comercializar o mel de abelha no exterior) e conta com a parceria de vários órgãos que estão de mãos dadas para ajudar no desenvolvimento da apicultura da Região, são eles: ADDiper, Prefeitura Municipal de Araripina e a Agência de Meio Ambiente, MAPA, Codevasf, Adagro, IPA, SENAI e SEBRAE, dentre outros que se engajam durante o processo de profissionalização da gestão da casa de mel.

Essa experiência é importante para a região, pois pode ser um modelo a ser adotado por outras associações e nos diversos segmentos da agricultura e que vai valorizar ainda mais o produto no mercado.

Se você agora está se perguntando o que precisa fazer para iniciar sua jornada também, aqui vai a dica: junte toda sua determinação (porque não é rápido e nem fácil, mas é possível) e venha com sua ideia ao SEBRAE que ajudaremos vocês a trilhar o caminho certo. SEBRAE Chega Junto!

Fonte: Blog do Roberto Araripina 

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine