Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

27/08/2018



A Floresta Nacional de Negreiros é uma Unidade de Conservação Federal do bioma Caatinga, a única Floresta Nacional dos Sertões Central, localizada sua maior parte no município de Serrita no Estado de Pernambuco, criada em 11 de outubro de 2007 por um decreto federal. 


Essa Unidade de Conservação foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Com área de 3 mil hectares, destinada à conservação da biodiversidade, ao fomento do desenvolvimento sustentável da Caatinga e proporcionar uma melhor qualidade de vida a população da região, como, comunidade escolar, agricultores e produtores rurais.


Este Conselho pretende que essa área seja uma biblioteca viva da Caatinga, promovendo a interação entre a sociedade civil pública, moradores do entorno, instituições de ensino e pesquisa, o uso dos recursos naturais não madeireiros, como frutos e medicina da Caatinga.


O Conselho Consultivo, que ora está sendo reformulado, é um órgão colegiado, integrante da estrutura administrativa da FLONA, que tem como objetivo contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos de criação da Unidade de Conservação. 



Participam do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Negreiros representantes de órgãos governamentais e segmentos da sociedade civil: 


Órgãos Públicos: 

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis - IBAMA, 
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, 
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, 
Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO, 
Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, 
Prefeitura Municipal de Serrita/PE 
Prefeitura Municipal de Parnamirim/PE; 
Câmara Municipal de Serrita/PE, 
Secretaria de Educação Municipal, Serrita/PE, 
Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Serrita/PE, 
Secretaria do Trabalho e Ação Social de Serrita/PE, 
Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC, 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Ouricuri/PE 
Todos com um titular e um suplente. 


Da Sociedade Civil: 
Fundação Araripe; 
ONG Caatinga; 
ONG Patrulha Ambiental Itinerante Regional do Araripe; 
Associação dos Observadores de pássaros de Pernambuco; 
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serrita/PE, 
Colônia de Pescadores Z-31 da Barragem do Chapéu do Município de Serrita/PE e a organização, Encontro de saberes da Caatinga. 
Todos com seus respectivos Titulares e suplentes. 


Os integrantes do Conselho Consultivo estão com suas atribuições voltadas a contribuir com efetivo cumprimento dos seus objetivos, como promover o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, a manutenção de banco de germoplasma in situ de espécies florestais nativas, inclusive as características de vegetação da Caatinga, a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, e a recuperação de áreas degradadas 



Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine