Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6


29/11/2018


O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) com intuito de interiorizar as atividades da autarquia realizará nesta quarta-feira (28/11) ações em Araripina, sertão de Pernambuco. As atividades ocorrem em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego e ao final do dia será realizado um fórum para profissionais de saúde e demais interessados sobre medicina do trabalho e doenças respiratórias do polo gesseiro do Araripe.

A região se tornou referência na produção de gesso tornando Pernambuco o maior produtor do Brasil, sendo responsável por mais de 90% da produção nacional. Nesta região há 40 minas de gipsitas. Entretanto, as médias e grandes indústrias devem contar com um médico do trabalho. De acordo com a Resolução CFM Nº 2183/18 cabe ao médico assistir ao trabalhador, elaborar seu prontuário médico e fazer todos os encaminhamentos devidos; fornecer atestados e pareceres para o trabalhador sempre que necessário, considerando que o repouso, o acesso a terapias ou o afastamento da exposição nociva faz parte do tratamento; fornecer laudos, pareceres e relatórios de exame médico e dar encaminhamento, sempre que necessário, dentro dos preceitos éticos, além de promover, com a ciência do trabalhador, a discussão clínica com o especialista assistente do trabalhador sempre que julgar necessário e propor mudanças no contexto do trabalho, quando indicadas, com vistas ao melhor resultado do tratamento.

Mas, mesmo com todo o acompanhamento do médico o pó do gesso ainda causa problemas na saúde tanto do trabalhador das indústrias, quanto na população do entorno. Pesquisas recentes destacam sintomas como irritação dos olhos, sangramento de nariz, tosse, cansaço, irritação na pele, falta de ar e história de doença respiratória pregressa, todos estatisticamente significantes. Portanto, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) levará um pneumologista para dar aula sobre os principais problemas de saúde da região e como evitá-los.

O Fórum de Medicina do Trabalho e doenças respiratórias no polo gesseiro do Araripe, acontece nesta quarta (28/11), no Auditório do Hotel Recanto da Serra, as 20h.

Por Assessoria. Foto SM Gesso/https://www.facebook.com/radioVPFM/

Sobre João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine