Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

13/12/2018



Uma força-tarefa foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Polo Gesseiro do Araripe, entre os dias 3 e 7 de dezembro, visando verificar o cumprimento dos acordos administrativos e judiciais firmados em 2016 e 2017. Segundo o MPT, das 32 empresas fiscalizadas – entre calcinadoras (31) e mineradoras (1) – apenas uma cumpriu integralmente os compromissos.

De acordo com o procurador do Trabalho Rogério Sitônio, coordenador da missão e responsável pela gestão do projeto ao qual a atividade esteve vinculada, o balanço da ação fiscalizatória é positivo, mesmo havendo somente um cumprimento total. “Essa foi nossa segunda ida no ano à região. Conseguimos com ela concluir a fiscalização das empresas do nosso projeto e participar de 12 audiências judiciais”, frisou.

No contexto de irregularidades das empresas gesseiras, o procurador considera dois cenários atualmente: “Há anos, tínhamos todas as empresas em situação muito ruim, salvo raras exceções. Hoje temos um cenário de considerável evolução em grande parte do grupo fiscalizado, que ainda precisa de ajuste, mas já evoluiu. Mas ainda persiste, em um outro conjunto, a necessidade de melhorias imediatas, para redução dos riscos à saúde e segurança dos trabalhadores”, conclui.

Entre as infrações cometidas pelas empresas estão, principalmente, o não fornecimento do equipamento de proteção individual (EPI) aos funcionários; ausência de monitoramento da exposição dos trabalhadores aos agentes ambientais nocivos presentes na atividade; insuficiência na limpeza, expondo os empregados à poeira do gesso; e instalações elétricas em más condições.

Por Alvinho Patriota

Sobre BLOG DO JOÃO ANDRADE

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine