Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

16/02/2019
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Trindade, Antônio Everton Costa, e ao gerente administrativo da Fundação Municipal de Aposentadorias e Pensões (FUMAP) que procedam o repasse regular das contribuições patronais devidas ao fundo vinculado ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores municipais. O repasse deve ser feito até o dia 10 do mês subsequente ao da respectiva competência, remetendo comprovantes à Promotoria de Justiça local até cinco dias após a efetivação.

Segundo a promotora de Justiça Luciana Castelo Branco, um relatório preliminar da auditoria realizada pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado, identificou que o poder público vem efetuando repasses a menores das contribuições patronais e contribuições descontadas do pessoal civil, ativo e inativo, e dos pensionistas, descontadas dos segurados e devidas ao FUMAP, entre 2013 e 2017.

O MPPE recomendou que o poder público vele para que os recursos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social sejam utilizados apenas para pagamento de benefícios previdenciários, observado os limites de gastos estabelecidos em parâmetros gerais. O poder público ainda deve disponibilizar as principais informações acerca da gestão financeira e atuarial do RPPS, garantindo aos segurados amplo acesso aos dados contábeis do Regime, além de garantir a participação dos segurados nos colegiados e instâncias decisórias do RPPS.

“Referida conduta gerou aumento do montante devido ao RPPS, que compromete e fragiliza o funcionamento da entidade no futuro, ocasionando impontualidade no pagamento dos segurados, além de ocasionar despesas evitáveis com encargos decorrentes da impontualidade no recolhimento das contribuições previdenciárias”,afirmou a promotora de Justiça.

Por fim, o prefeito e o gerente administrativo do FUMAP precisam velar para que o órgão gestor do RPPS promova, ao final de cada balanço anual, avaliação atuarial do regime, adotando as providências necessárias caso constatado déficit, bem como velar para que a base cadastral dos segurados se mantenha atualizada.

Por:Blog do Roberto

Sobre BLOG DO JOÃO ANDRADE

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine