Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

09/04/2019
Gleyson Santos
Em Janeiro de 2013 Cícero Gleyson dos Santos passou por uma experiência marcante em Belo Horizonte-MG, quando participava de um encontro de escuta psicanalítica, oferecido aos seminaristas diocesanos de Petrolina-PE. Imediatamente, sentiu-se atraído pela maneira que era conduzida essa escuta e como os resultados foram positivos em sua vida. Foi dessa experiência de análise psicanalítica que surgiu o desejo de se tornar um psicanalista. 

No mesmo ano deixou o seminário e começou a atuar como professor na cidade de Trindade-PE. No ano seguinte iniciou a formação pela Sociedade Contemporânea de Psicanálise – SCOPSI, concluindo a parte teórica em janeiro de 2017 e iniciando a parte prática em 2019. Fez um curso Master em Hipnose Clínica com Charles Bueno, formação breve para atuar na área de hipnoterapia. 

Na busca para saber mais sobre essa incrível área, procuramos Gleyson Santos para uma entrevista e o resultado você confere abaixo:...


João Andrade: Você poderia nos dizer o que é a psicanálise? 

Gleyson Santos: Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. 

João Andrade: Quem criou a Psicanálise? O que o criador fala a respeito dessa área ? 

Gleyson Santos: A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais. 

Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista – profissional que pratica a psicanálise – conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo. 

João Andrade: De que maneira o analista\psicanalista teria acesso ao inconsciente? 

Gleyson Santos: Temos acesso ao inconsciente de várias maneiras como por exemplo, através dos atos falhos que são observados constantemente durante a fala do paciente, através da análise contextualizada dos sonhos, através da hipnose e dos chistes. 

João Andrade: Existe um método especifico da psicanálise? 

Gleyson Santos: Sim. O método essencial da psicanálise é chamado de “associação livre”. Ele é executado no setting analítico ( espaço específico de atendimento psicanalítico).

João Andrade: Em que consiste esse método? 

Gleyson Santos: A Livre Associação tem como finalidade deixar o paciente falar tudo que está em sua mente naquele momento. A partir da fala o analista vai fazendo algumas intervenções e conduzindo o paciente ao que chamamos de ressignificação, ou seja, a solução do problema. 

João Andrade: Quais tipos de doenças são tratadas pelo psicanalista? 

Gleyson Santos: Todas as doenças relacionadas ao emocional. Cuidamos de pessoas ansiosas, depressivas, suicidas, fóbicas, traumatizadas por situações diversas, pessoas com transtorno obsessivo compulsivo e etc. Além de doenças psicossomáticas. Oferecemos também Terapia Psicanalítica para casal. 

João Andrade: O Psicanalista pode receitar? 

Gleyson Santos: Não. Cuidamos apenas de aspectos emocionais. Quando sentimentos a necessidade de medicar algum paciente, imediatamente encaminhamos o mesmo para o profissional mais adequado que pode ser um psiquiatra, neurologista entre outros profissionais. 

Por: João Andrade
Fim.


Identificação profissional:
Cicero Gleyson dos Santos. 
Formado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira - FBB.
Pós – Graduado pela Universidade Estácio de Sá. 
Formação em Psicanálise pela SCOPSI – Sociedade Contemporânea de Psicanalista.
Curso Master de Hipnose Clínica pelo Instituto Brasileiro de Hipnose. 
Número de Registro: CPNC: 2515-50/463

Sobre BLOG DO JOÃO ANDRADE

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine