Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

10/06/2019
Por Marcelo Baccarini – Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O Brasil ganhou 379 mil novos microempreendedores individuais nos três primeiros meses deste ano, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre esse tipo de formalização.

Aconsultora Fernanda Monnerati, diretora de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, esclareceu algumas delas.
Sou MEI, como faço para tomar empréstimo?
— Risia Chaves dos Santos, de Salvador

Em caso de empréstimo, a consultora explica que o MEI pode pegar dinheiro emprestado em qualquer instituição financeira. A dica é que a pessoa busque uma linha de crédito chamada microcrédito de um banco, uma cooperativa, fintech ou banco de fomento.

O valor recomendado para empréstimo é de até 30% do faturamento anual do MEI. Outra dica é pesquisar bastante, pois a taxa de juros varia muito. “Como todo crédito, quando você dá garantia, as taxas de juros diminuem porque o risco é menor. A mesma coisa acontece com o MEI. Pode dar antecipação de recebíveis, por exemplo”, explica Monnerati.
Sou MEI, trabalho da área de comunicação visual e estamparia. Como faço para participar de uma licitação?
— Carlos Walace – Recife


Outra dúvida recorrente é se o MEI pode participar de licitação. A consultora diz que ele deve procurar os editais de licitação nos sites oficiais dos órgãos públicos e no Diário Oficial. Ele deve cumprir as regras do edital, ou seja: o registro de MEI precisa estar na classificação exigida e também terá que provar habilitação técnica para o serviço.


A empresa tem que ter solidez financeira e fiscal. “O MEI pode e deve participar de licitação. Hoje na lei de licitação tem fomento para os MEIs, inclusive é possível achar licitações especificas pra MEI pelo fato de ser critério de desempate”, orienta Moneratti.

Por:Blog do Roberto

Sobre BLOG DO JOÃO ANDRADE

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine