Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

06/06/2019
Serra do Giz é uma das unidades de conservação da caatinga criadas nesta quarta (5)

Por G1 PE — Foto: Luana Rocha/Semas/Divulgação

Duas unidades de conservação do bioma caatinga foram criadas em Pernambuco nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo governo estadual. Ao todo, são 22 mil hectares nas Serras Catingueiras, entre Salgueiro e Cabrobó, e na Serra do Giz, na divisa de Afogados da Ingazeira e Carnaíba, no interior do estado.

Em um evento realizado no Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) também assinou uma ordem de serviço para a construção de um laboratório de análise de qualidade da água para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e um decreto de corredores ecológicos na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Refúgio de Vida Silvestre Serras Catingueiras abriga mais de 420 espécies de plantas e 240 de animais em 21,6 mil hectares. Da fauna presente no local, seis espécies de mamíferos estão na lista de extinção, como é o caso da onça-parda e do gato-vermelho, ambos na categoria vulnerável.

Serra do Giz fica entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba, no interior de Pernambuco — Foto: Luana Rocha/Semas/Divulgação



A Serra do Giz, por sua vez, abriga 66 espécies de 19 famílias botânicas, segundo a Semas. A região também tem 116 espécies catalogadas, como o gato-do-mato, que corre risco de extinção.

Durante a solenidade, o governador assinou uma ordem de serviço para construir a nova unidade de análises laboratoriais da CPRH, no bairro de Dois Irmãos. O espaço realiza monitoramento da qualidade dos rios e dos reservatórios e a balneabilidade das praias do estado e, segundo o governo, a expectativa é gerar mais receita para Pernambuco com o novo prédio.

O investimento previsto é de R$ 3,4 milhões. A previsão é de que o espaço seja entregue no primeiro semestre de 2020. Ainda no evento, Câmara também assinou a criação de áreas do corredor ecológico da APA Aldeia-Beberibe. A proposta do estado é de que a iniciativa seja integrada a projetos de reflorestamento.
Por:Blog do Roberto

Sobre BLOG DO JOÃO ANDRADE

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine