Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

27/01/2020
Uma guarnição do Corpo de Bombeiro Militar formada pelo Tem Valter, Sgt José e os Sds Aurélio, Geraldo e Galvão, que tem seu posto na cidade de Araripina – PE, participaram de um chamado para resgatar alguns Jabutis (Chelonoidis carbonaria) em uma propriedade rural do município, onde receberam do solicitante 13 Jabutis, sendo dois adultos e onze filhotes. 



Os animais foram entregues a Patrulha Ambiental que de imediato informou a Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH da posse dos Jabutis. 
O Biólogo Yure Valença contactou o agente Alan Andrade que estava na região que veio de imediato recolher os animais e levar até o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS Tangara, instalado na capital Recife. 
A Patrulha Ambiental Itinerante, vem desde sua fundação em 2014, desenvolvendo algumas ações em defesa do meio ambiente, e entre essas, está o resgate de animais silvestres em risco. 
O trabalho é desenvolvido de três formas, quando somos acionados pelas Policias Militar, Policia Civil ou Corpo de Bombeiro Militar, que apreendem animais silvestres em operações policiais, ou quando recebem da população seus animais de “estimação” voluntariamente ou quando esses animais estão em situação de risco (em zona urbana, dentro de veículos, e outros locais não apropriados). 
A Patrulha Ambiental já realizou no período de sua fundação até os dias atuais, dezenas de resgates e contenção de animais silvestres que estavam em situação de risco, sendo a sua grande maioria devolvida para natureza, em áreas protegidas, locais estes, ideais para sua sobrevivência e procriação e/ou encaminhados aos órgãos responsáveis da capital do Estado, como é o caso da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH – PE. 

Espécies de serpentes como jiboias, corredeira, suçuarana, verde; répteis como o teiú; quelônios como jabutis, tartarugas; mamíferos como gambás (Saruês), gato do mato e tamanduás; aves como gaviões, pássaros, corujas, seriemas e outros integram a lista de animais resgatados (inclusive animais de outros biomas, como foi o caso de um Tuiuiú) e ou capturados. 
A Patrulha Ambiental registrou um aumento no resgate e ou captura de animais silvestres nos últimos meses, tendo como fatores principais o ciclo reprodutivo de algumas espécies, desmatamentos, construções e o período de chuvas em que há o aumento do volume de água nos riachos, barragens e açudes, forçando os animais silvestres a procurarem novos abrigos. 
A orientação é que qualquer cidadão ao se deparar com um animal silvestre em situação de risco não tentar capturá-lo, pois, alguns desses animais podem se sentir acuados e por seu instinto de defesa vir causar algum dano à pessoa e até mesmo a morte. 
Portanto, procure entrar em contato com alguma instituição que esteja apta a realizar o resgate com segurança. 
Parte da equipe da Patrulha Ambiental participou do treinamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Tangara – CPRH – Recife -PE) onde foram ensinadas técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, trazendo assim, uma maior segurança no momento da ação. 

Fonte e Fotos: Patrulha Ambiental

Sobre Blog João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine