Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

09/01/2020

A partir de março, vacina contra febre amarela será ofertada na rotina dos postos de saúde de Pernambuco, e não só a quem vai viajar a locais de risco

Em Pernambuco, a vacinação contra a febre amarela passa a fazer parte, daqui a dois meses, da rotina prevista no Calendário Nacional de Imunização, que corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do País. Ou seja, assim como as doses contra meningite, hepatites A e B, sarampo, caxumba e rubéola, além das demais aplicações que previnem contra outras doenças, a vacina contra febre amarela será ofertada no dia a dia dos postos, e não só apenas a quem vai viajar a locais, até então, considerados de risco para a infecção. Dessa maneira, todos os municípios pernambucanos entram na lista dos que fazem parte da área de recomendação dessa imunização.

A informação foi detalhada pela superintendente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo, que participou de reunião ontem com a diretoria do Clube de Campo Alvorada, em Aldeia, bairro de Camaragibe, no Grande Recife, onde foram encontrados 14 saguis mortos ao longo das duas últimas semanas. Durante o encontro, gestores, técnicos da Saúde e moradores discutiram o esquema da vacinação de bloqueio contra febre amarela para funcionários e pessoas que vivem no condomínio. Ainda não se sabe a causa das mortes dos animais, mas a ocorrência desses óbitos em série serve para monitorar a possibilidade de circulação do vírus, antes mesmo de humanos adoecerem. Os macacos, então, servem como guias para a elaboração de ações de prevenção.

“O foco da vacinação, neste momento, é apenas para os moradores e funcionários do Alvorada. Depois, vamos analisar se essa ação será ampliada para outros condomínios. Além disso, já antecipamos essa imunização nos municípios da 3ª e da 5ª Regionais de Saúde (sedes ficam em Palmares e Garanhuns, respectivamente), pois fizemos uma avaliação dos corredores ecológicos (rotas favoráveis à dispersão do vírus) e percebemos que ambas as regiões podem ser porta de entrada para a febre amarela”, explicou Ana Catarina. Nas cidades dessas duas Regionais de Saúde, diferentemente do Clube de Campo Alvorada, não houve relatos de saguis, macacos ou humanos doentes.

“Em março, a imunização contra a doença passa a valer para o restante de Pernambuco. Vamos vacinar a população de todos os nossos municípios”, destacou Ana Catarina. Ainda este ano, demais Estados do Nordeste também passarão a ampliar gradativamente a vacinação contra febre amarela. As novas diretrizes, segundo o Ministério da Saúde, já foram enviadas aos municípios para que estejam preparados para as ações.

Por Roberto Gonçalves/Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Sobre Blog João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine