Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

02/03/2020

Iniciada em em 43 municípios de Pernambuco, a campanha de vacinação contra a febre amarela foi ampliada e passou a fazer parte do calendário vacinal de todo o estado a partir desta segunda-feira (2). A imunização é voltada para o público que tem entre 9 meses e 59 anos.

O estado não estava incluso nas áreas com recomendação da vacina por não ser território de risco para a doença, sendo o último caso de febre amarela registrado em 1938, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A ampliação dos locais foi proposta pelo Ministério da Saúde como ação preventiva.

A secretaria apontou que devem ser de duas doses contra febre amarela para crianças dos 9 meses aos 4 anos. Acima dessa faixa etária, é necessária uma dose da doença.

A febre é transmitida pelos mosquitos Hemagogus e Sabethes e, nos pacientes, pode apresentar sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Nos casos mais graves, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Orientações

Para crianças jovens, adolescentes e adultos dos 5 aos 59 anos que nunca foram vacinados ou que não têm comprovante de vacinação, é necessário tomar uma dose da doença. Quem está nessa faixa etária e já foi imunizado pode ser considerado vacinado.

Para gestantes que nunca foram vacinadas ou que não têm comprovante de vacinação, não há indicação para imunização. O mesmo vale para mulheres que estejam amamentando crianças que têm até 6 meses de vida.

Já para o grupo de pessoas com 60 anos ou mais que nunca foram vacinadas ou que não têm comprovante de vacinação, os profissionais de devem avaliar o risco da doença e o risco de eventos adversos para os pacientes (veja vídeo abaixo).

A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo, que tenham doenças autoimunes ou em tratamento com quimioterapia/ radioterapia.

No caso de viajantes internacionais, o Regulamento Sanitário Internacional recomenda uma única dose na vida. O viajante deve se imunizar pelo menos 10 dias antes da viagem.

Por G1 PE

Sobre Blog João Andrade

João Eliezio Santos Andrade (João Andrade), Trindadense por natureza. Dono de um olhar altamente Futurista, nasceu na Cidade de Araripina - PE aos 11 de maio de 1995. João Andrade tem 11 irmãos todos Filhos de Maria Odetiza dos Santos Andrade e de Gerson Brando de Andrade. Desde criança sonhava em ser comunicador. Na escola era o líder dos protagonistas, hoje presidente da única Associação de Radiodifusão no município de Trindade, luta desde o ano de 2010 por uma Radio Comunitária para a população.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

O espaço para comentários permite que aqueles que acessam este blog possam exprimir a sua opinião em relação ao tema tratado livremente de forma que não contenha qualquer tipo de crime, viole as leis do Brasil, divulgue produtos ou serviços e spams.

As opiniões expressas nos comentários não significam a posição do Blog João Andrade.

Assine